A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: models/mrepositorio.php

Line Number: 472

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 0

Filename: models/mrepositorio.php

Line Number: 477

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 0

Filename: models/mrepositorio.php

Line Number: 478

A força do Rádio

O Grupo

O rádio é uma mídia de grande eficiência e de excelente relação custo/benefício. Pelas suas características o rádio permite ao profissional de mídia alcançar excelentes resultados nas variáveis alcance, penetração e frequência. Somente no estado de São Paulo, se o anunciante colocar a sua propaganda em todas as emissoras AM´s e FM´s, com 7 dias de veiculação ele atingirá 96% da população com mais de dez anos de idade. Trata-se também de uma mídia significativamente mais barata do que a televisão e com um custo de produção bastante inferior. O rádio é também o veículo que está próximo ao consumidor na hora da compra. Segundo pesquisa Marplan, o rádio está junto a 93% dos consumidores na hora que antecede a compra, sendo que as pessoas passam mais tempo ouvindo rádio do que qualquer outro veículo. Trata-se de uma vantagem importante para o anunciante pois para convencer o consumidor, o comercial tem que ser ouvido várias vezes ao dia e o rádio é o veículo que melhor favorece a variável frequência. O consumidor ouve rádio em média três horas e 45 minutos por dia. Some a isto que as pessoas absorvem o que ouvem (palavras) com mais facilidade do que o que veem (imagens), principalmente se sua mensagem estiver em forma de jingle ou spot bem produzido. Em média o consumidor passa 17% mais tempo com o rádio e o faz na hora certa. Pesquisas do IBOPE confirmam que as pessoas passam 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo televisão, o que dá a seu comercial 17% mais chance de ser absorvido. Além disso o rádio é absolutamente imbatível durante o horário comercial, com o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro à tarde. O rádio é imbatível justamente no horário em que as empresas e o comércio estão abertos, fazendo dele mídia obrigatória para quem quer efetuar uma venda. Seu horário nobre dura 13 horas, ou seja entre 6 horas da manhã até às 19 horas e sua eficiência é quatro vezes maior do que outros meios atuando na mesma faixa horária. Ainda segundo pesquisas, o rádio atinge os consumidores dos principais ramos de atividade com mais eficiência. Segundo pesquisa do IBOPE, o rádio atinge a quase totalidade dos consumidores dos principais ramos de atividade, em 15 dias. Observe na tabela abaixo o alcance do rádio e o perfil de consumidor encontrado pelo IBOPE em cada ramo:

93% dos consumidores de refrigerantes tipo cola, atingidos em 15 dias.
91% dos consumidores de outro refrigerante (idade de 15 a 24 anos).
88% de vinho (faixa entre 35 e 45 anos).
97% de móveis (predomínio de mulheres entre 25 e 39 anos).
90% viagens nacionais (idade entre 20 e 40 ANOS).
94% lanchonete ( entre 25 e 45 anos).
93% autopeças (homens entre 25 e 39 anos).
99% motoristas, que passam mais de 10 horas/dia no volante.

Veja também o perfil geral de quem ouve rádio: Faixa Et├íria, Classe Social, Sexo.

Uma das características mais destacadas do rádio é sua capacidade de chegar aonde o consumidor estiver. Ele alcança o consumidor em qualquer lugar: em casa, no carro, no seu ambiente de trabalho, no ônibus, no restaurante ou na lanchonete, na praia, na fazenda, fazendo cooper e na bicicleta com o walkman ou IPOD, e enquanto navega na Internet. Enfim, o rádio é o único veiculo que tem um público exclusivo, enorme e pronto para receber sua mensagem. Ele está em 99% das casas e em 83% dos carros, sendo que mais da metade da população acorda com rádio-relógio. No rádio o consumidor não precisa estar olhando para o aparelho para saber sobre o comercial veiculado. Ele pode estar em qualquer lugar e em atividade, que tomará conhecimento dele.

Os custos de produção do rádio são 95% mais baratos do que os custos de um comercial produzido em outros meios, levando menos tempo para ser produzido sem perder sua eficiência. Um bom comercial de rádio pode ser produzido e estar no ar em menos de uma hora disponível para veiculação, enquanto em outros meios uma produção pode demandar custos mais altos e maior tempo para início da veiculação.

Por fim, anunciar em rádio é barato e com resultados altamente satisfatórios.

© 2011 MEGA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO | Fone: (16) 4009-1234
Rua Altino Arantes, 932 - Jardim Sumaré | 14025-030 - Ribeirão Preto - SP
Todos os direitos reservados. É proibida qualquer reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.